sábado, 10 de março de 2012

Registos sobre a Maratona da Leitura pelo PC2D


Semana da leitura
Planeada que estava a semana da leitura, houve necessidade de escolher uma história. A escolha foi fácil, bastou consultar a “abada” que a senhora coordenadora enviou e assim se decidiu “ O caminho para verdade”, simples, de fácil compreensão e ao mesmo tempo educativa.
Depois de treinada a leitura, fomos lê-la aos nossos vizinhos do terceiro ano, do professor Fernando e eles disseram que gostaram.
Como estava previsto que alguns encarregados de educação participassem nesta atividade, preparámos-lhes uma receção escrevendo um texto para eles.
Baseados na história lida aos nossos vizinhos, fizemos uma chuva de ideias e a partir delas escrevemos um texto para as mães que colaboraram na atividade.





O caminho para a verdade
Era uma vez dois meninos que eram muito amigos; quando acabou a escola pediram aos pais para irem para a mesma praia.
Já na praia, eles jogavam à bola, o Rui que tinha a mania de que os seus remates eram os mais fortes, chutou, e, a bola foi tombar os gelados do senhor Henrique que se espalharam pela areia. O Henrique assustou-se, mas fugiu, O Tomás ficou pasmado e o dono dos gelados agarrou-o e levou-o até junto do pai para que lhe pagasse os gelados.
 O pai do Tomás pô-lo de castigo.
No dia seguinte o Rui foi chamar o amigo para brincarem, foi o pai do Tomás que o atendeu, mandou-o embora dizendo-lhe que ele estava de castigo. O Rui sentiu-se triste e envergonhado, quis dizer a verdade, mas o senhor Augusto não o deixou falar.
O Rui foi-se embora; pelo caminho, encheu-se de coragem e pensou que tinha de dizer a verdade, assumir as consequências, porque a amizade é muito importante.
Assim, resolveu enviar uma mensagem ao senhor Augusto e esclarecer toda a situação.
Passado algum tempo, o Tomás já estava a brincar com o Rui.

As nossas impressões da actividade da semana da leitura:
- Foi bonita.
- Gostei que algumas mães viessem à escola.
- Gostei das histórias que as mães leram.
- Gostei de ler na outra turma.
- Senti-me feliz porque a minha mãe veio ler à escola.
- Foi bom ler para as mães que vieram ler à escola.
- Gostei de fazer os marcadores.

Paredes, 9 de março de 2012
Alunos do PC2D

Sem comentários: