quinta-feira, 15 de março de 2012

Visita de Estudo 2º ano - Gráfica da Porto Editora

Ontem, dia catorze de março, os alunos do 2º ano realizaram uma visita à gráfica da Porto Editora. Fomos em três autocarros patrocinados pela Associação de Pais. 




Saímos da escola quase às nove horas, fomos pela autoestrada e quando lá chegámos fomos recebidos por duas pessoas que nos levaram para um grande salão. Aí, vimos um vídeo que nos mostrou todos os passos para se fazer um livro.
A seguir, fomos, por grupos de turma, fazer uma visita guiada a toda a gráfica. Primeiro passámos por uma máquina que faz a preparação das chapas, a revelação, e as prepara para reproduzir e imprimir.
Seguidamente, fomos ver a máquina que faz a impressão em quadricromia, isto é, usa quatro cores. Fomos depois ver a dobragem dos cadernos para depois se juntarem e formarem um livro. A este processo chama-se alceamento. Passámos pela máquina que cose os livros e a seguir fomos ver a máquina que cola as capas e a que apara os livros.
A seguir, gostámos muito de ver os dois robots que fazem o armazenamento dos livros
A última coisa que vimos foi a máquina da reciclagem e depois voltamos para o salão, onde lanchámos e esperamos pelos restantes grupos.
Acabada a visita, a Porto Editora deu a cada aluno uma mochila com três livros e uma caneta.
Regressámos à escola felizes, com mais alguns conhecimentos e admirados com o número de máquinas necessárias para se fazer um livro.

Texto coletivo – do PC2A

Sem comentários: