sábado, 10 de março de 2012

Visita de Estudo do 4º ano - Guimarães




Os alunos do 4º ano realizaram uma visita de estudo a Guimarães.
Lá fomos visitar o castelo, a igreja de S. Domingos, o Paço dos Duques e, de tarde, almoçamos no restaurante na Penha.
O castelo, em ruinas, está situado num ponto muito alto da cidade. Foi lá que nasceu D. Afonso Henriques e foi baptizado na pequena igreja de S. Domingos.
O Paço dos Duques foi construído mais tarde (século XV) e viveram lá D. Afonso e Dona Constança.
Este esteve durante muitos anos em ruinas e só foi reconstruído no século XX. Já foi um quartel militar e agora é um museu para visitantes.
O Paço dos Duques tem grandes salões, quartos dos reis, salas de espera, sala das armas, uma linda capela e um grande espaço aberto para eles descansarem. Nesses grandes salões havia grandes tapeçarias com imagens das guerras e conquistas e muitas peças de porcelana pintadas à mão. 
Como as salas eram muito grandes e frias, tinham grandes lareiras e pequenas braseiras para aquecer aqueles espaços. Ao todo eram 39, pois o Paço dos Duques tem 39 chaminés.
As tapeçarias verdadeiras estão em Espanha, portanto as que estão em Guimarães cópias, são feitas de lã e seda.
A senhora “guia” era uma senhora muito simpática e mostrou-nos tudo. Só não pudemos ver alguns quartos que estão a ser restaurados e preparados para os presidentes se instalarem quando vão à cidade de Guimarães.

 Entretanto fomos almoçar num restaurante na Penha. Foi um belo almoço! De tarde visitamos as várias grutas lá na Penha e também a vista panorâmica da cidade de Guimarães.
Esta visita preparou-nos para o estudo da História de Portugal que vamos  em Estudo do Meio. Foi muito interessante!
Agradecemos à Associação de Pais da EB1/JI de Paredes que nos patrocinou esta visita de Estudo.
Texto do PC4A

Sem comentários: