quinta-feira, 24 de novembro de 2011

AECs Inglês - Thanksgiving Day



Thanksgiving Day is a holiday celebrated in the United States. Thanksgiving is celebrated each year on the fourth Thursday of November in the United States. Because of the longstanding traditions of the holiday, the celebration often extends to the weekend that falls closest to the day it is celebrated. In the United States, certain kinds of food are traditionally served at Thanksgiving meals. Firstly, baked or roasted turkey is usually the featured item on any Thanksgiving feast table (so much so that Thanksgiving is sometimes referred to as "Turkey Day"). Stuffing, mashed potatoes with gravy, sweet potatoes, cranberry sauce, sweet corn, various fall vegetables (mainly various kinds of squashes), and pumpkin pie are commonly associated with Thanksgiving dinner.




Reciclar

Empenhados em colaborar na campanha de recolha de rolhas de cortiça e  no prémio que o Continente tem para oferecer, os alunos do PC4A contaram com a colaboração da Inês Mariana, e da família,  que elaboraram este rolhão reciclado.
Vamos lá recolher rolhas até Março de 2012.
Até agora já recolhemos 25 sacos!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Geometria e Medida

Em Geometria, trabalhando o tópico de orientação espacial, (P.22) é proposto aos alunos, no 2º ano,  que façam  representações no plano seguidas de construções a partir dessas mesmas representações.
Os alunos do PC2D e PC2E, leram e desenharam plantas simples e depois, com a ajuda dos pais, apresentaram a maquete do seu quarto.  Aqui ficam registadas as verdadeiras obras de arte que fazem parecer a matemática muito mais interessante.



Leitura Domiciária

Regras para a leitura domiciliária:

1 - Para leres em casa podes requisitar os livros da biblioteca. Dirige-te ao professor responsável para ele te orientar na escolha do livro e  preencher uma pequena requisição.
2 - Terás 7 dias para ler o livro que requisitaste Este prazo pode ser renovado caso  o livro não tenha sido solicitado por outro utilizador.
3 - Se ainda não tiveres cartão de leitor, os teus dados pessoais serão registados para que o cartão possa ser feito.
4 - A partir do momento em que recebas o cartão terás de apresentá-lo sempre que queiras requisitar um livro para ler em casa. Guarda bem esse cartão.
6 - Os livros deverão ser devolvidos em bom estado e no prazo marcado.
7 - Haverá sanções para quem não respeite os prazos e para quem danifique os livros.

Boa Leitura!


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia do Não Fumador


No dia do não fumador,
Todos devemos saber,
Que quem fuma a toda a hora
Corre o risco de morrer.

Se alguém te oferece tabaco,
Deves dizer logo  que não,
E alertar que os cigarros
Prejudicam o coração.
 
Se quiseres ter saúde
Então deixa de fumar.
Os teus pulmões agradecem
E assim podes respirar!

Se houver alguém que fume
E que se meta contigo
Diz-lhe que o cigarro
É o seu maior inimigo.

Respirar sem problemas
Ter saúde e bem estar
Dedos e dentes sem manchas
São vantagens de não fumar!

Trabalho coletivo da turma PC4C

À Descoberta de Si Mesmo com a Ajuda dos Pais

Conhecer melhor e aplicar normas de higiene (p.107) do seu corpo, indispensáveis a uma vida saudável, foi hoje possível com a ajuda da mãe do João Duarte do PC2A. Trazendo consigo a Drª Teresa Duque,   apresentou a todos os meninos do 2º ano uma palestra sobre a necessidade de se manterem limpos e cuidados os dentes de cada um.
Para além disso viram o filme do "Dr. Dentolas" e no final ainda levaram para casa uma prenda bem como informação importante para melhor manterem a higiene dos seus dentes.
Obrigado pela colaboração.

À Descoberta do Ambiente Natural


 Hoje fomos para a oficina de Ciências.
Com a ajuda da professora fizemos experiências com a água. Observamos as diferentes mudanças de estado da água: fusão, evaporação,condensação (p.118).
Usamos materiais próprios para realizar experiências que nunca tínhamos visto nem usado!
                                                                                              PC4B

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pelo S. Martinho...




Hoje  comemoramos o S. Martinho de uma forma diferente...
Todos juntos, no gimnodesportivo, fomos assistir à festa preparada pelas turmas do 4º ano. O pré escolar, que  já tinha ensaiado uma peça musical também nos brindou com a sua atuação abrindo a sessão.
Em seguida ouvimos os provérbios e poesias da turma PC2B, a dança de outono da turma PC4A;  o teatro de sombras chinesas da turma PC4C, a dança das castanhas da turma PC4D e por fim o teatro  sobre a lenda de S. Martinho representado pela turma PC4E.
Estão todos de parabéns.
Brevemente serão os meninos do 3º ano a preparar a próxima festa.

Ajudem -nos a ganhar

Há dois anos, a nossa escola já foi contemplada  com um prémio de €1000 em material informático oferecido pelos Hipermercados Continente depois de ganharmos um concurso em que os clientes, do então Modelo, votavam na sua escola preferida.
Agora, de novo, para celebrar o Ano Internacional das Florestas, o Continente lança um novo desafio às escolas, um concurso de defesa do ambiente através da recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. As escolas que mais rolhas juntarem ganham prémios e o valor angariado com as rolhas recolhidas permitirá à Quercus realizar ações de reflorestação, através do projecto.
Já inscrevemos a  nossa escola,  só precisamos de juntar o maior número possível de rolhas de cortiça, colocá-las em sacos de plástico do Continente e entregá-las em qualquer hipermercado Continente.   Por cada saco cheio de rolhas entregue, a escola recebe um vale.
As escolas com mais vales, proporcionalmente ao número de alunos,  ganham  prémios.
Contamos com a ajuda de todos!
Vamos lá começar trazer rolhas para a escola!
O ambiente agradece e a escola também.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Articulação entre ciclos 3 - Matemática





A continuação da exploração da história O Cuquedo passou agora à fase  dos números com a Sala 1 e os meninos do PC1C  do 1º ano.
Aproveitando a exploração de uma tarefa integradora comum procuramos  realçar a importância da integração do conhecimento do sentido de número  no desenvolvimento do trabalho anterior, ou seja, em articulação com as outras áreas já enunciadas: linguagem e comunicação,  leitura e escrita.
No 1º ciclo, são diversos os aspectos de carácter algébrico que são trabalhados logo nos primeiros
anos: a exploração de sequências, o estabelecimento de relações entre números e entre
números e operações e o estudo de propriedades geométricas.
Pretendemos contribuir para a criação de condições favoráveis ao aprofundamento do conhecimento matemático melhorando as aprendizagens dos alunos,  o que passa pela necessidade de desenvolverem uma atitude positiva em relação à experiência matemática.
  

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Articulação entre ciclos 2 - Linguagem e comunicação


O Cuquedo continua a morar por aqui, agora para ajudar no desenvolvimento da  linguagem e comunicação,  promover  o ensino da leitura e a compreensão de textos e preparar para o ensino da escrita na sua dimensão textual.
Facultamos aos  meninos da sala 2 do pré escolar e os meninos do PC1A a  possibilidade de criar, imaginar, recontar, desmontar, experimentar o seu imaginário...
É nossa intenção, com esta estratégia metodológica potenciar a criatividade e o enriquecimento da linguagem, ao mesmo tempo que se favorecemos o trabalho em grupo cujo processo incide em aprendizagens significativas.







Em síntese pretendemos:
Desenvolver a criatividade o sentido crítico e autonomia das crianças;
Desenvolver processos de leitura e escrita;
Potenciar o enriquecimento da linguagem;
Permitir a aprendizagem colaborativa;
Despertar o interesse e o gosto pela leitura;
Facilitar a aprendizagem de forma mais significativa, criativa e partilhada.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Articulação entre ciclos 1 - Consciência Fonológica

A Lei de Bases do Sistema Educativo   no número 2 do artigo  8  refere que  "a articulação entre os ciclos obedece a uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada ciclo a função de completar, aprofundar e alargar o ciclo anterior, numa perspectiva de unidade global do ensino básico."

Os alunos do pré escolar da Sala 1 e do PC1B, do 1º ano, iniciaram esta articulação  visando o desenvolvendo da consciência fonológica como  uma  atividade  preditiva do  sucesso  na aquisição e desenvolvimento  da leitura e da escrita.

Tomaram como ponto de partida o conto O Cuquedo, da autoria de Clara Cunha.

  



Depois contaram e recontaram a história...

 Exploraram  tarefas e partilharam  os registos...



 Em casa desenvolveram com os pais os novos conhecimentos.



E  ainda fizeram bolinhos de coco!

É na prática letiva em torno desta realidade sonora que os alunos vão evidenciando a sensibilidade ao plano fonológico da língua. Para além disso, a possibilidade de partilha de tarefas e a reflexão sobre  metodologias, possibilita  aos docentes  uma  maior qualidade na criação de  tarefas de desenvolvimento da leitura e da escrita.
A história ainda vai continuar...