terça-feira, 8 de novembro de 2011

Articulação entre ciclos 1 - Consciência Fonológica

A Lei de Bases do Sistema Educativo   no número 2 do artigo  8  refere que  "a articulação entre os ciclos obedece a uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada ciclo a função de completar, aprofundar e alargar o ciclo anterior, numa perspectiva de unidade global do ensino básico."

Os alunos do pré escolar da Sala 1 e do PC1B, do 1º ano, iniciaram esta articulação  visando o desenvolvendo da consciência fonológica como  uma  atividade  preditiva do  sucesso  na aquisição e desenvolvimento  da leitura e da escrita.

Tomaram como ponto de partida o conto O Cuquedo, da autoria de Clara Cunha.

  



Depois contaram e recontaram a história...

 Exploraram  tarefas e partilharam  os registos...



 Em casa desenvolveram com os pais os novos conhecimentos.



E  ainda fizeram bolinhos de coco!

É na prática letiva em torno desta realidade sonora que os alunos vão evidenciando a sensibilidade ao plano fonológico da língua. Para além disso, a possibilidade de partilha de tarefas e a reflexão sobre  metodologias, possibilita  aos docentes  uma  maior qualidade na criação de  tarefas de desenvolvimento da leitura e da escrita.
A história ainda vai continuar...



Sem comentários: